Macedusss: uma banda Gaúcha do interior de SP

By | 07:16:00 Leave a Comment
Macedusss: uma banda Gaúcha do interior de SP

Macedusss & Banda: os gaúchos que gritam "Viva a bela e quente Limeira"
Macedusss: uma banda Gaúcha apaixonada por Limeira: a bela cidade caipira!  

Entrevista da banda MACEDUSSS & Banda para o Jornal Tribuna de Limeira, da cidade das laranjas do interior de São Paulo.

1 - Quando foi fundada a banda em Limeira?

MACEDUSSS: A banda Macedusss & Banda é um projeto que teve a sua ideia incubada desde a minha infância no interior do Rio Grande do Sul. Na época nem pensava em morar no estado de São Paulo, mas lembro que sabia bem onde ficava Limeira. Época que se falava nacionalmente na Internacional de Limeira. É curioso pois cresci, como um apaixonado por futebol, nomeando essa cidade. Em meados dos anos 2000 acabei, por motivos profissionais, indo morar em Rio Claro e, logo em seguida, em Piracicaba. Comecei a frequentar os campos de futebol da região (e comecei a nutrir uma certa curiosidade e atenção no Independente). Para encurtar a história acabei conhecendo minha atual companheira, uma limeirense apaixonada pela terra das laranjas, e comecei a frequentar essa bela e quente cidade. Nesse período já tinha acontecido algumas apresentações esporádicas da banda Macedusss & Banda em Rio Claro (com meus colegas de mestrado na UNESP) e num desses shows conheci uma galera da cena musical e cultural independente aqui da cidade, como o Fábio Shiraga do Limeira Colorida. De lá pra cá a banda começou a se apresentar por inúmeras garagens, festas de amigos, bares alternativos. Isso creio que por volta de 2010. Logo Macedusss virou uma forma de expressar o sentimento de gratidão pela acolhida que Limeira me proporcionou, uma forma de vestir a camisa do nosso galinho e de narrar como é viver na cidade onde o trem ainda hoje apita todas as noites.


2 - Ela chegou a se apresentar na cidade? Por que ela não ficou por 

aqui? Quando ela deixou a cidade?


MACEDUSSS: Macedusss & Banda tocou bastante pelo cenário alternativo de Limeira e região. Temos inclusive um disco ao vivo gravado em um show em Piracicaba. A vida de uma banda alternativa aqui na região é um vai e vem entre as cidades locais. Acabamos saindo de Limeira no ano passado, com o objetivo de estudar. Minha companheira e eu estudamos aqui em Curitiba, mas os planos são claros: acabando os estudos voltaremos para Limeira. Estou com saudades de frequentar o Pradão (para mim um dos estádios mais lindos do futebol paulista).


3 - Onde a banda tem, agora, sua base?


MACEDUSSS: A banda Macedusss tem uma configuração que chamamos de código aberto. É uma banda que tem múltiplas formações. Eu, Macedusss, sou o mentor do grupo: por isso Macedusss & Banda, risos. Atualmente, como te comentei, estou estudando na capital paranaense e tenho feito apresentações pela região. Macedusss acaba sendo um projeto musical bastante ligado com as artes visuais, fazemos música experimental e de grande exploração estética. Essa forma de encarar uma banda nos leva a nos apresentarmos bastante em galerias de artes, pequenos centros culturais, espaços destinados a arte de vanguarda.



4 - Pretende voltar a Limeira?


MACEDUSSS: Sim, esse é o projeto claro que temos. Macedusss é hoje uma eminente banda caipira, uma experimentação com a forma de se viver no interior paulista, o tempo do homem do campo que atualmente habita as médias e grandes cidades paulistas (que nada deve as grandes capitais dos outros estados). Limeira tem um desenho, em seu mapa e na forma de viver do limeirense, que me agrada. Uma cidade quadriculada, cortada pela linha férrea. Um majestoso dérbi entre dois clubes tradicionais. Uma oferta cultural interessante, um sotaque que me agrada. Sem contar que o som do trem, que apita todas as noites, para mim é música. É um ruído que reconecta comigo mesmo. Me faz pensar no que é uma cidade. Macedusss & Banda quer propor isso: o que é uma cidade? Mais especificamente: o que é Limeira? O que pode Limeira?


5 - Quantos integrantes têm a banda. São todos limeirenses, ou tem de 
outras cidades também? Quais são eles?


MACEDUSSS: Como aventei anteriormente Macedusss se inventa e se reinventa a todo instante: principalmente na questão formação. Eu, como mentor da banda, sou o que está sempre presente nos shows. Os demais, podemos dizer, acabam sendo colaboradores do grupo Macedusss. Na real Macedusss é mais uma forma de ser, um estilo de vida, que uma banda. Macedusss quer ser uma banda para propagar a proposta: todos podem tocar, todos, mesmo sem dominar um instrumento podem ter uma banda. Macedusss & Banda é o sonho juvenil de ter uma banda (pelo menos muito comum nos anos 80 e 90). Em Limeira temos diversas pessoas que se dispõem subir ao palco e tocar com Macedusss, muitas vezes tocamos nas ruas, praças etc. Uma prática de Macedusss é propor oficinais para explicar o que é a proposta, algumas vezes construímos nossos próprios instrumentos, repensamos o que é viver uma cidade (o que é viver em Limeira?) e partimos para a ação. Limeira é uma cidade repleta de grandes e belos artistas, a arte de rua, por exemplo, corre solta e bela. Um dos maiores pintores e grafiteiros do Brasil de hoje vive e trabalha em Limeira: o nosso amigo Alma.



6 - Qual é o estilo de música que Macedusss apresenta em seus shows? Têm algum show programado para Limeira?


MACEDUSSS: A banda Macedusss faz parte de uma cena independente de música e de arte de vanguarda que se situa na dobra entre o punk e o dub, da música jovem inglesa de protesto e da discotecagem garrageira jamaicana. Acrescido a isso a cultura da música caipira de raiz (viva a viola). Macedusss é uma forma de pesquisar música e de investigar os processos culturais e criativos. Interessa demais ao projeto Macedusss o debruçar-se sobre todo o rico universo da música caipira, da música sertaneja de raiz, dos cânticos de torcidas de futebol dos médios e pequenos times do interior caipira. Como Macedusss também trabalha com o mundo da música eletrônica, das gravações, samplers, colagens, nos interessa o sotaque do interior, o rádio, a televisão, toda a cultura que se desenvolve em Limeira nos interessa. O ruído do trem entre nessa mesa de opções. Estamos pensando em uma apresentação em Limeira para o mês de julho, no período de férias escolares, em um pequeno espaço cultural da cidade. A ideia até agora é de dois dias: no primeiro uma oficina para tratarmos teoricamente da proposta de ser Macedusss, de como é um show, de que tipo de instrumento podemos fazer/usar e no segundo dia um show com todos os interessados no palco e um grande grafiteiro local pintando ao vivo o que se passa no show. A ideia é filmar tudo e transformar em um clipe para a nossa nova música: "Limeira terra das belas e doces laranjas que animam a alma e acalentam a sede de viver".


7 - Por favor, completar com outras informações sobre a banda que você 
gostaria de passar para os leitores:

MACEDUSSS: O leitor que tiver interesse em entender melhor o que é Macedusss e como uma banda, de música e de arte visual, se envolve com o problema urbano: o que é viver uma cidade (citado em varias existências da banda Macedusss) eu recomendo que se acerque de dois pensadores: um chamado Gilles Deleuze e o outro Timóteo Pinto, o primeiro um filósofo francês criador da teoria da máquina de guerra (estética e teórica) e o segundo um caipira que desenvolve o pensamento da identidade-coletiva (somos todos um só?). Macedusss é uma banda que também toca teoria. Macedusss & As Desajustados Bando (uma das alcunhas de Macedusss & Banda) é uma crença de que hoje o texto filosófico não se dá mais na universidade e sim na existência de bandas, que não apenas toquem música, mas sim espalhem ideias e formas de existir. Para fechar gostaria de frisar que a primeira estrofe, penso eu, do hino do nosso querido Independente ilustra bem o que queremos, e somos, com Macedusss & Banda: "Nasceu pobre sem fama sem glória, Sem riqueza mas com destemor, De homens confiantes na vitória, Na nobreza na fé e no amor."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: